A partir de 1° de julho, o Procon de Catanduva implantará o novo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que possibilitará a CIP Web, versão eletrônica da Carta de Informações Preliminares. O modelo possibilita que os envios de reclamações sejam feitos pela internet, gerando economia com despesas de correio, como cartas com aviso de recebimento.
Além da agilidade no atendimento, o consumidor poderá acompanhar online as reclamações abertas na unidade do Procon em que foram feitas.
“No sistema atual, a reclamação do consumidor é encaminhada pelos Correios e a resposta da empresa chega com até 30 dias. A CIP Web evitará essa burocracia, agilizando o encaminhamento e a resposta da empresa”, informa a coordenadora do órgão no município, Beatriz Trigo.
Os funcionários e estagiários do Procon local participaram de capacitação gratuita, visando ao aperfeiçoamento na utilização do novo sistema. No Estado, existem mais de 100 empresas cadastradas na CIP Web, incluindo as mais reclamadas em órgãos de proteção e defesa do consumidor.
“O Procon de Catanduva está trabalhando para alimentar o sistema, inserindo o cadastro dos fornecedores e encaminhando o Termo de Responsabilidade para que eles passem a receber a CIP eletrônica”, ressaltou Beatriz.
Fonte: Assessoria/Prefeitura